Redução sim! Restrição não!
Por Janaína Macedo
Analise a quantidade do que você é acostumado a comer por umas semanas, até mesmo anotando se for preciso.
Comece a diminuir a quantidade, gradativamente. Ex: se você come 2 colheres (das grandes) de arroz, continue a comer 2, porém mais rasa. Faça assim com tudo que costuma comer, e não precisa ser tudo na mesma semana, respeite seu rítmo. Pode parecer um processo lento, e é, mas a continuidade trará resultados. Em alguns meses você estará comendo menos e sentindo-se saciado.
Não deixe de comer o que gosta, mas inclua em seu cardápio todos os grupos de alimentos. Um prato base é constituído de arroz, feijão, carne e salada. Procure sempre variar, pois comer é um prazer que não podemos e nem devemos abrir mão.
Faça várias refeições ao dia. Comece com um bom café da manhã. Não pule refeições, isso fará você ter mais fome e exagerar na quantidade. O ideal é fazer de 5 a 6 refeições ao longo do dia.
Cuidado com o que come. Comer menos fará emagrecer, isso é fato, mas comer melhor fará emagrecer mais ainda e com saúde. A melhor forma de melhorar o que se come é a sua forma de preparo, por isso evite frituras, dando preferência aos alimentos cozidos. Diminua também, de forma gradativa, o açúcar do cafezinho, do suco e reduza o consumo de doces em geral, caso você seja uma formiguinha. Eu, particularmente, detesto adoçantes artificiais, por isso meu café é amargo mesmo, e eu adoro! Coma carnes magras. Inclua sempre frutas, legumes e verduras às suas refeições.
Não espere resultados rápidos. Entenda que aprender a comer menos, sem sofrimento, requer tempo. Ninguém que come exageradamente por uma vida inteira, ou até mesmo por um longo período, pode mudar bruscamente sua alimentação sem que isso cause tristeza. Comece devagar, pois mesmo em passos lentos, você chegará ao seu destino. Não desista!
Emagrecer não tem que ser uma tortura. Procure seu médico para fazer exames periódicos e um nutricionista para te ajudar indicando combinações sensatas.
Eu emagreci, e continuarei emagrecendo com redução, e não com restrição! Isso é reeducação alimentar!
E você, está disposto (a) a mudar hábitos?
Beijos! ( :
Janaína Macedo
@umafuturamagra
Oi Janaína, adoro seus posts!!
Vc tem toda razão!! Eu comecei a fazer um acompanhamento com nutricionista há quase 2 meses. Ela foi diminuindo a quantidade aos poucos. Hoje, quando paro para pensar na quantidade que eu comia antes desse tratamento, percebo que era muito maior do que a atual. E se eu tento comer mais, acabo passando mal, ficando com aquela sensação de desconforto, sabe??
A reeducação é o melhor caminho para emagrecer com saúde!
Ahh, já eliminei 4 kilos!!
Beijos
Eu já mudei os meus, perdi 4kg e to mto feliz!
Quero mto mudar meus hábitos, mas sou uma formiga, fica difícil…
Acabo não comendo muita comida, mas na hora da sobremesa, não resisto e repito sempre =/
Bjoo
Eu gosto tanto das dicas de vocês aqui que dá vontade de passar o dia todo nesse blog!!!! :D:D:D:D
Um beijaãããooo!!!
Rafa Borges
http://chitadeluxo.wordpress.com
É difícil mas estou mantendo firme meu propósito!!!
Amei o post!
Bjs, Tatty
http://suspirofashion.com
Sou extremamente anciosa!
é dificil segurar a onda… mas faço o que posso!
bjo bjo
http://www.ciadoestilo.com.br/blog/
Mudar os hábitos realmente exige muita força de vontade! Atá que não como em quantidades axorbitantes não,meu problema é comer besteira,fritura,massas. Refrigerante também é péssimo,não resisto a um copo de coca,mas meu namorado pega no meu pé,nós combinamos de entrar numa reeducação de hábitos,só que ele tam muito mais força de vontade que eu #invejinha,mas com o tempo a gente acostuma.
Beijão & aguardo você no Infinito Feminino.
http://www.infinitofeminino.blogspot.com