Redes Sociais
Por Ruiz
Primeiro foi o Orkut. A idéia era maravilhosa! Através de convites, era possível trazer para a comunidade pessoas de verdade, ou seja, alguém indicava alguém que era amigo de outro alguém e por aí vai. Até que o Orkut ia bem, até se popularizar no Brasil… aí virou bagunça. Quando todos achávamos que o Orkut era “A” rede social, o Facebook surgiu e foi rapidamente tomando espaço daquele site tão querido.
Os dois nerds americanos que criaram o Facebook se tornaram bilionários rapidamente. Um fenômeno tão grande que foi até explorado por Hollywood. Mas qual o impacto disso na vida da gente?
Olha, acho sensacional reencontrar meus amigos de colégio, alguns que eu não tive notícia por mais de 20 anos. Acho isso fantástico! Poder encontrar pessoas com as mesmas convicções ou gostos também é sensacional!
E é claro que aí começam os problemas. Não sei se estamos prontos para lidar com tanta exposição. Há pessoas que escrevem as mínimas coisas do dia-a-dia, como se aquilo fosse interessante para alguém. Também existem pessoas que se expõem perigosamente, dizendo em detalhes suas rotinas cotidianas.
E também tem os “sem noção”. Esses são os piores, né? Aqueles que colocam fotos indevidas, fazem comentários idiotas e criam intrigas… Sem contar aqueles que têm a necessidade doentia de ter muitos amigos na lista – e nem precisa ser necessariamente alguém conhecido.
Mas nem tudo é problema! Acho ótimo saber o que acontece com meus amigos, e o ritmo de vida que levo me impede de estar mais próximo das pessoas que gosto. E acho que é um jeito fácil de estarmos sempre em contato, ainda que seja de uma maneira um pouco mais fria.
Acredito que as redes sociais vieram para ficar. Afinal, a Internet só faz sentido pelas pessoas que estão do outro lado da tela. Claro que buscamos serviços e informações, mas o contato humano ainda é, com certeza, a finalidade de muitos usarem a Internet.
Não gosto muito de tecnologia, mas sigam-me no Twitter (@ruiz_tb), acessem o Blog sempre e sejam meus amigos no Face! 🙂 #ficaadica
Bjs! :^*
Ruiz
Olá Ruiz,
Parabéns pelo artigo desta semana, assunto de grande relevância de fato! Acredito que a sociedade de forma geral passará por um período de adaptações até entender realmente as consequências de seus comentários e atos nas redes sociais pois tudo, inclusive a tecnologia, pode ser utilizada de forma positiva ou não. Muitos são os benefícios e estes podem ser ainda maiores se aproveitadas de forma coerente desde o acesso as informações ao reencontro com pessoas queridas, e claro, ganhar novos amigos também. E pra ser sincera acho que quando queremos companhia e interagimos com outras pessoas de alguma forma através da rede, o que mais buscamos intimamente é a possibilidade se aproximar, ter importância para e, sentir calor humano.
Bjin e obrigada.
Oi Julie!
Obrigado pela visita ao blog e também por ter sugerido esse post. Lembrei daquela famosa citação de Chales Chaplin:
“Mais do que máquinas, precisamos de humanidade.
Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura.
Sem essas virtudes a vida será de violência, e tudo será perdido.”
Beijos e super obrigado!
Ruiz
Gente, verdade! No começo o Orkut era massa, agora já não curto! Adorei o Face qdo conheci, mas acabei adicionando algumas pessoas e me arrependi redondamente hahah…. Têm gente que acha bacana contar cada suspiro que dá no dia! Para os “suspiros” existe o Twitter!!! Aff…
Beijooos, adorei!
http://seguindotendencias.blogspot.com
Huhauhauhaa,
Shirley, adorei o final do texto… eu sou viciado nas redes sociais… tenho várias e tento dar conta de tudo!
beijos amore
Como tudo na vida, tem seus pontos positivos e negativos. É interessante ter um acesso mais fácil a amigos que estão longe … eu, por exemplo, encontrei pessoas que estudaram comigo no ensino fundamental. As redes sociais possibilitaram um encontro virtual que depois virou encontro real e isso é bem legal. O problema é a exposição e existem pessoas que não conhecem bem os limites e acabam se expondo demais. É sempre bom ter um pouquinho de cautela 😀
;*
@viihrs
@SubindoNoSalto
subindonosalto.com
Acho ótimo quando a pessoa querida mora longe ou coisa do tipo, mas também acho que a gente acaba perdendo aquele contato com as pessoas mais próximas..
Beijos!!
http://blogfashion4fun.blogspot.com/
Pois é, acho que a própria pessoa tem que delimitar sua exposição. Pois se voc tá numa rede social não tem como querer privacidade. Não existe isso. Ou tem ou não tem. Mas se não quer se expor mto não coloque fotos e escreva o mínimo possível. Mais que isso não dá pra fazer.
adoro redes sociais.
atualmente são um vício.
beijos
Eu acho que é um meio de nos deixar ligados em tudo. E de nos aproximar mais rapidamente com o mundo!
Bjs, Thá.
http://consumisse.blogspot.com
@thaharaujo
Adoro um twitter.
bjos
http://www.alfinetesdemorango.com
Meninaa tanta coisa hoje em dia né?!
E acredito que ainda vai surgir mais!
Beijo e boa semana
http://www.blogdaleoliveira.com/
Também acho que as redes sociais estão aí para ficar, mas me sinto incomodada com algumas pessoas que expõem TUDO que acontece nas suas vidas. Acho chaaaaato….
pra mim twitter e face…hehe
Bjs, Tati
http://loveshoesblog.com
@loveshoesblog
Olá,vim aqui lhe convidar a uma cosinha…
Visite o blog Coisas de Mulher e veja a primeira resenha feita no blog.
Obrigado por sua atenção.
Link do blog: http://coisasdemulher21.blogspot.com/
Eu sempre gostei da Vult, acho os produtos bons demais.
Pena que na Beauty Fair passei tão rápido, que nem sabia sobre o espaço das blogueiras.
Dos produtos mencionados, eu comprei o lápis neon rosa, ele é bem macio, eu quase não compro lápis que não seja retrátil, pois sempre tenho que forçar pra sair a cor, mas esse é bem macio.
bjOos
tudo muito lindo, amei o blog e já estou seguindo.depois dá uma passadinha no meu, tem post novo (:
beijinhos
Gostei muito desse blog vou indicar para meus amigos conteudo de primeira qualidade.
Gostaria de deixar uma pergunta aos amigos Alguem já conceguiu criar uma conta no Thefoor.
http://www.thefoor.com