Qual a diferença entre vulgar e sensual?
Por Ruiz
Antes de começar, vamos ver o que diz o dicionário: “Vulgar. adj. (…) Baixo, reles, desprezível: sentimento vulgar”, enquanto “Sensual. adj. Relativo aos sentidos. Que satisfaz os sentidos (…)”. Acho que agora temos condição de começar a responder melhor a essa pergunta.
E essa pergunta incomoda algumas pessoas. Outras pessoas não estão nem aí, porque querem mais é impressionar, chamar a atenção – causar!
E vamos lá. É difícil a gente definir o que é o vulgar. Algumas vezes, pode ser extremamente sensual pra um e vulgar pra outro. Vai do gosto de cada um. Mas qual de nós nunca se deparou com uma situação em que uma pessoa passa e é apontada como vulgar? Não acho que é só a questão da roupa (ou da falta dela!), mas também de como a pessoa se comporta.
A diferença entre “satisfazer aos sentidos” e “baixo, reles, desprezível” é bem simples. A vulgaridade ou a sensualidade pode estar em muitas coisas. Roupas, perfumes, gestos, jeitos, movimentos, palavras e algumas vezes até no silêncio. Há pessoas que são conhecidas por transpirarem sensualidade. Gisele Bundchen de chinelos e camiseta branca é super sensual. Por que? Por causa de seu corpo? Ou por conta de seu olhar ou de seu sorriso? Tenho um amigo que diz que a Ana Paula Padrão (sim, aquela do jornal na TV) é ultra sensual. Difícil descordar. Pode até ser quem alguém pense que essas duas mulheres não são sensuais. Mas acho improvavel que digam que são vulgares.
Pra mim, um dos maiores horrores já vistos, são as “dançarinas do Tchan”. Mulheres lindas, sem dúvida. Mas fazerem simulações copulares em objetos não dá pra engolir. Acho de mau gosto. Acho feio. E as dançarinas de funk que “‘vão descendo até o chão, chacoalhando o popozão” mantêm a saga viva. Sensual? Não. Definitivamente.
Não tenho absolutamente nada contra as mulheres que se vestem de modo mais ousado, ou que se comportam de maneira mais ‘expressiva’. Mas é preciso ter noção pra não cruzar a fronteira do sensual (aquilo que faz com que uma mulher se torne tão atraente) para o vulgar (aquilo que faz a mulher ser apontada como, digamos, inadequada).
Ainda esses dias estava em um lugar bacana, com pessoas super chiques e me deparei com 3 ou 4 meninas muito bem vestidas, jovens, lindas e notavelmente com boa condição financeira, entornando latas de cerveja e aos berros falando palavrões ao celular. Sensual? Poderia ser a Jeniffer Aniston num Versace. Desse jeito não dá, né?
Mas eu não sou tão purista assim. Acho que o que é vulgar em uma época, se torna padrão em outra. Somos criados “pela média” – e pela média vamos vivendo nossas vidas. Qualquer pessoa que saia dessa média, é acusado de comunista, revolucionário, maluco… ou vulgar! As roupas que usamos hoje para irmos visitar a avó, provavelmente seria a roupa de uma pessoa vulgar, 50 anos atrás. Acho que é necessário romper com o tradicional. Acho que é necessário sair da média. Mas devemos tentar fazer isso em local e hora apropriados! 🙂
Beijos,
Ruiz
Acho que a elegância vem acima de tudo, né? Nada mais sensual do que uma mulher segura, sexy e elegante!
Oi Camila!
Acho que é bem por aí! Acho que a questão da segurança também é muito importante.
Beijos,
Ruiz
gostei imenso da explicação 😀
Adorei o post é muito bom saber né?
Participa do sorteio lá do blog!
Beijos
http://tudodmenina.blogspot.com/2010/10/esmaltes-sorteios.html
Gostei do texto. Eu tinha uma professor na Faculdade de Artes que dizia que entre o engraçadinho e o gozadinho existe uma linha muito tênue e que devemos ter cuidado para não ultrapassá-la. Acho que esta linha existe em diversos setores, inclusive entre o vulgar e o sensual. Basta um pequeno deslize e o que era sensual fica vulgar.
Bjkas e uma ótima noite para vc.
http://gostodistonew.blogspot.com/
Eu considero vulgar estas novas celebridades q o Brasil teima em superstimar… tipos as mulheres frutas e as funkeiras… eu acho o fim !!!
mto obrigado pelo carinho e pelo parabens!!!
beijao e um otimo fds!!!
Definitivamente, muita gente não sabe diferenciar Sensual de Vulgar.
Principalmente alguns homens né, que babam por algumas vulgares e fazem com que elas pensem que estão arrasando e continuem sendo vulgares e aí vira uma bola de neve, prejudicando a visão alheia. hahahaha!
:*
Eu acho que sensualidade é uma questão de ser,muita gente é sensual sem ter que andar pelada,apenas pelo olhar,pela postura…pelo charme…
Vulgaridade é relativo,mas no geral é aquela pessoa que acha que o corpo tem que sempre estar à mostra,que quer sempre causar…que fala alto demais,que dá vexame…
Beijão!
Ruiz,
Concordo plenamente com você, eu acho que a sensualidade é algo mais parecido com feminilidade. Muitas vezes, não é a roupa que torna a pessoa sensual e sim a pessoa torna a roupa sensual. Sabe aquelas propagandas de perfume importado que as mulheres se apresentam totalmente sensuais? Normalmente elas estão vestindo um logo e esbanjam classe e elegância. E são extremamente sensuais, sem qualquer vulgaridade.
Já a vulgaridade, na minha opinião, é algo mais voltado a sexualidade explícita. A pessoa se insinua claramente através da roupa, gestos e movimentos que simulam claramente o ato sexual. Acho baixo pra mulher e para o homem que preza esse tipo de atitude.
Super legal o post!
Bjs…
Ótimo post, redação incrível!
Concordo 100% com você, em todos os pontos.
A questão não é puritanismo, ou coisas do tipo.
Até porque, passo beeeem longe de qualquer média ou padrão.
A questão é a banalização e vulgarização de coisas como: corpo feminino, sexo, mulher.
Demoramos taaaantos anos para sairmos da essencialização e inferiorazação do corpo e da figura feminina, para cairmos novamente em rebaixamento?
Assim não dá né?
Adorei a iniciativa do tema do post.
Beijossss
Gostei muitooo!! E concordo!!
Tb penso q o vulgar vai mais da atitude da pessoa do que como ela se veste. Lógico que tem mta mulher q anda seminua e faz questão de aparecer por causa do seu corpo. A pessoa se trata feito objeto.
Sensualidade está no olhar, sexualidade está no corpo…
OLÁ eu amei o seu blog principalmente este post gostei tanto que postei na minha página no face ,claro com os creditos seus …parabens …
Ola
tenho 56 anos e posso afirmar que as roupas que as mulheres usam nos dias de hoje, sao as roupas que as prostitutas usavam quando eu era adolescente, nao sou nenhuma puritana, mas me espanto com certos tipo de vestimentas. Outro dia vi uma moca evangelica vestida e muito SENSUAL, mostrava a beleza de uma mulher ela era linda…