Ovo: faz bem ou faz mal?
Quando se fala em consumir ovos, a primeira coisa que as pessoas questionam é o aumento do colesterol.
Pois bem, ovos NÃO aumentam o colesterol ruim LDL, pelo contrário, ele tem a capacidade de aumentar o HDL, o colesterol bom.
Esse mito já foi desvendado há muitos anos, desde que Harvard anunciou não haver evidências científicas para tal afirmação, e provou o contrário, que a lecitina presente no ovo ajuda a reduzir a absorção de colesterol ruim. A gema contém triptofano e tirosina, aminoácidos com ação antioxidantes, que inclusive ajudam a prevenir doenças do coração e câncer. Rico em proteínas, vitaminas (vitamina B2, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12) e, minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro).
A colina presente na gema, atua na saúde do cérebro, melhorando o sistema cognitivo e a memória, o ovo também melhora a ansiedade e depressão. Contém selênio que previne o envelhecimento precoce. Auxilia na diminuição da gordura corporal e aumento da massa magra. Indicado para pessoas diabéticas por diminuir níveis de insulina, ou seja, previne e trata diabetes melhorando a qualidade de vida dessas pessoas.
Devido ao seu perfil nutricional, o ovo deve fazer parte da alimentação saudável, com exceção daqueles que apresentam alguma alergia ou intolerância. A melhor opção para consumo é o ovo caipira, porém se não for possível, é recomendado consumir o branco comum, pois melhor comer o branco do que não comer ovos.
É importante considerar o modo de preparo dos ovos, já que muitas pessoas preferem o ovo frito. O processo de fritura torna o óleo fonte de gordura saturada, extremamente prejudicial à saúde. Portanto, os ovos podem ser utilizados em outras diversas formas, como: cozidos, mexidos, pochê, omeletes, ao forno e incorporados em diversas receitas culinárias (que não sejam fritas), que irão ser benéficos à sua saúde!
Você costuma consumir ovos no dia-a-dia? Qual o modo de preparo que você prefere? Conta pra gente!
Redes sociais do blog:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Pinterest
Fico mais tranquilo sobre o consumo de ovos. Vou comer mais ovos…rs
Adorei a dica, Helô!
bjs!
Pingback: Ovo: Faz bem ou mal? - Vidal