Homens e os cuidados específicos com a pele
Dermatologista esclarece os tipos de cuidados necessários para a pele masculina
A Dra. Isabella Rezende Yared, Dermatologista Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e parceira da Sinclair, empresa internacional de dermatologia estética, fala sobre cuidados específicos para a pele do homem, erros comuns e novidades sobre cuidados.
Os homens estão cada vez mais vaidosos e investir em tratamentos estéticos para pele do rosto é uma das novas prioridades do universo masculino.
A recomendação é que o cuidado facial comece em casa e seja o mais básico possível, porém assertivo.
É importante que o homem utilize um sabonete em espuma ou líquido somente para o rosto, pois o produto não resseca tanto a pele como as opções em barra, que podem continuar sendo utilizadas para o corpo normalmente.
A doutora ressalta ainda que a textura dos produtos receitados influencia muito, pois os homens não gostam de cremes, por conta da consistência. Assim, ela indica opções em gel, que são mais aceitos.
Até mesmo o protetor solar pode ser usado em versão spray, que traz maior conforto no dia-a-dia.
Outra característica marcante do público masculino é o imediatismo. Quando se trata de tratamento estético em consultório, muitos optam pela aplicação de botox, pois é um procedimento rápido, cujos efeitos tendem a durar por seis meses.
A limpeza de pele é uma boa opção, por ser rápida e ter efeitos mais duradouros.
Caso o paciente tenha predisposição a foliculite, inflamação na raiz dos pelos, o profissional pode optar por receitar antibióticos. A indicação nesses casos, para que haja uma melhora no quadro, deve ser evitado raspar a barba no sentido contrário ao crescimento do pelo.
Além disso, a lâmina de barbear deve ser trocada com regularidade, o que evita inflamações constantes. E, em substituição à lâmina, a depilação a laser é uma ótima alternativa para aqueles que sofrem com pelos encravados, principalmente próximo ao pescoço.
A pele do homem tende a ser mais oleosa e espessa do que a das mulheres, também produz mais suor, devido à ação dos hormônios. A dica é optar por produtos que atendem a essas necessidades.
Vamos às dicas para manter a pele com boa aparência e sem a incômoda sensação de oleosidade excessiva:
Limpeza do rosto: é fundamental para remover impurezas e evitar o excesso de oleosidade, basta lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia com água fria, com um sabonete líquido ou em espuma para pele oleosa.
Hidratação: a pele oleosa também precisa de hidratação, que pode ser feita com produtos matificantes em gel ou creme. O ideal é aplicar duas vezes ao dia, principalmente nos dias mais quentes.
Barba: uma boa opção é fazer após o banho, pois a pele fica completamente limpa e com menos riscos de desenvolver irritações. Recomenda-se também a aplicação de um creme de barbear, seguido por um bálsamo pós-barba com ação antisséptica, cicatrizante e calmante – ideal para o homem que tem pré-disposição à foliculite -, assim como loções anti-inflamatórias.
Proteção solar: para garantir uma proteção adequada, a aplicação do produto deve acontecer pelo menos três vezes ao dia, em locais onde a luz solar pode entrar em contato com a pele. Além disso, o filtro deve ser sempre o último creme a ser passado no rosto.
Vamos compartilhar essas dicas de cuidados com os homens que conhecemos!!