Emprego novo, como se portar?
Por Ruiz
Ótimo! Você conseguiu um novo trabalho e está agora vivendo uma nova situação. Saiu de todo conforto de um ambiente conhecido e cercado de pessoas que aprendeu a conviver e gostar.
Agora, minha amiga, você vai ter que se adaptar a um novo ambiente. Acho que é mais ou menos o mesmo stress que uma criança sente quando muda de escola. As perguntas mais frequentes são: “Será que vou ser bem aceita?”, “Será que vou fazer amigos?”, “Será que as pessoas são legais?”. E a resposta é quase sempre positiva, mas difícil de perceber quando se entra em um lugar desconhecido.
O primeiro dia em um novo trabalho é algo #tenso. A primeira impressão é a que fica. Por isso, muito cuidado com a primeira impressão que quer deixar!
A comunidade feminina é quase sempre cruel… (Desculpem… podem me xingar!). Quando entra uma nova mulher no time, ou ela é recebida como super amiga, ou como inimiga mortal. Já vi mulheres entrarem no time e serem recebidas como se fossem amigas de décadas.
…Mas também já presenciei um ataque massivo de ‘cotovelite’, com todas as meninas maldizendo a novata. E eu fui atrás do motivo de tanta rejeição. Só porque a moça usava sapatos caros e tinha belas pernas. Ok, ela era bem bonita. Rolou insegurança e, por isso, rejeição. Triste, mas comum.
Desculpem se pareceu machista, mas vale um examezinho de consciência. Ouvi também algumas vezes a história que uma chefe bonitona demite a funcionária também bonitona, porque estava chamando mais atenção que ela.
No primeiro dia de trabalho, vale a pena demonstrar que está lá para cumprir suas obrigações, e não para ser melhor ou pior que alguém. Ser simpática, receber as pessoas com um sorriso e um aperto de mão é o mínimo que se espera! Claro que isso varia muito de acordo com o ambiente da empresa!
Mas esteja aberta para novas experiências! Esteja pronta para ouvir e de contar mais sobre você. Evite assuntos polêmicos, falar de problemas ou de coisas demasiadamente pessoais ou negativas. Falar mal da antiga empresa, JAMAIS!!! Deixe que esses assuntos fluam naturalmente na convivência.
Acho que uma maneira de se inserir rápido em um ambiente, é pedir ajuda. Fazer as pessoas mais antigas de empresa se sentirem valorizadas é um bom meio de quebrar gelo. Claro que não pode aporrinhar as pessoas até a morte com um bombardeio interminável de perguntas, mas de modo inteligente e humilde.
Tem todas as regras de almoço, de happy hours e etc. Mas isso fica para um próximo post! Acho que são assuntos bem óbvios, mas que talvez sirva para as profissionais mais jovens. Se tiverem dúvidas, deixem nos coments e eu vou fazendo mais posts para esclarecê-las, ok?
Beijos,
Ruiz
Ruiz,
Infelizmente tenho q dar o braço a torcer, mulher é fogo.
Já passei por isso várias vezes, mas depois q comecei a trabalhar com TI, passou, talvez por normalmente ser a única mulher do grupo.rs. Normalmente as pessoas não vão com a minha cara no começo e depois mudam de opnião, mas já estou acostumada.
Normalmente porto de acordo com essas dicas q vc recomendou, dão muito certo…
Bjs…
pior que é bem verdade esse lance de cotovolite com mulheres bonitas [que não é meu caso] mas já vi acontecer isso rsrsrsrs e não só no trabalho, mas numa festa tbm, ai tenho que contar: um amigo nosso chegou com uma mulher linda [perfeita mesmo] e de repente, do nada, todas as mulheres viraram a cara pra eles… ela virou minha amiga, pq fui a única a conversar com ela e depois criou ódio mortal pelas outras… affe mulher é um bicho doido mesmo =)
bjooos
Emprego novo sempre surge novas expectativas de ambas as partes (chefe e funcionario).
Por isso além de toda regra da boa educação, é bom saber se portar e vestir bem… nada de coisas curtas, justas, decotadas e por aí vai ..
Um beijo
Eu comecei a trabalhar a 3 meses, ainda me sinto um pouco insegura de como me comportar, agir e falar, acho q isso é normal, o post foi de grande ajuda!
Mais aqui fui bem recebida, por enquanto nada a reclamar, gostaria mt q continuasse com mais dicas!
Otimo post, bjss Wanessa
Dicas super válidas!
Bjs, Tati
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