Coronavírus: a prevenção é nosso antídoto
Não se fala em outra coisa: por todo lado o assunto do momento é só o Coronavírus, ou covid19, nome técnico da doença.
Muito tem sido divulgado que a principal forma de nos protegermos contra esse mal é praticando o distanciamento social, ou seja, ficando cada um na sua própria casa. Infelizmente nossos governantes estão se contradizendo, enquanto governadores pedem o isolamento, nosso “excelentíssimo” presidente prega o contrário, e quem não tem tanto discernimento, fica sem entender o que é realmente pra ser feito.
Mas então como se prevenir corretamente:
Como a transmissão do coronavírus ocorre tanto por vias respiratórias quanto pelo contato, é importante prestar atenção em alguns gestos e atitudes durante o dia a dia.
Os sintomas mais comuns são:
- Febre persistente por mais de 48h
- Falta de Ar
- Pele pálida ou azulada
- Náuseas e vômitos
- Sono excessivo e cansaço
Tratamento
Não existe ainda vacina disponível nem medicamento específico para o coronavírus. Então, quando surgirem os primeiros sintomas, procure auxílio médico para confirmar o diagnóstico e começar a se tratar.
Para os casos mais leves, o principal método é o tratamento sintomático e cuidados gerais como hidratação, alimentação equilibrada e repouso.
Já os casos graves precisam de suporte respiratório em centro de referência.
Mas o mais importante para evitar maior disseminação do vírus é mantermos o distanciamento social, ele pode salvar a nossa vida e a de muitas outras pessoas. Seja responsável e #fiqueemcasa!